Atualizações Recentes

Jogo MystJogo de aventura Myst Você encontrará aqui informações sobre a série MYST e demais tópicos relacionados a este Universo Ficcional...

Jogo MystTheodore Nelson “O lema de Nelson é: "Uma interface deve ser simples a ponto de um iniciante, em uma emergência, poder entendê-la em 10 segundos”(…).”

Jogo MystTecnologias e Midias Digitais Blog para discussões, comentários e trabalhos acadêmicos relacionados a disciplina de Sistemas Hipermídias: Fundamentos do curso Tecnologia e Midias Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Eniac

Os primeiros computadores começaram a surgir durante a década de 40, ainda utilizando válvulas. Um desses computadores foi o Eniac (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), construído em 1945.

O ENIAC era composto por nada menos do que 17,468 válvulas, ocupando um galpão imenso. Porém, apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC é ridículo para os padrões atuais, suficiente para processar apenas 5,000 adições, 357 multiplicações e 38 divisões por segundo, bem menos até do que uma calculadora de bolso, das mais simples.

A idéia era construir um computador para realizar vários tipos de cálculos de artilharia para ajudar as tropas aliadas durante a segunda Guerra mundial. Porém, o ENIAC acabou sendo terminado exatos 3 meses depois do final da Guerra e acabou sendo usado durante a guerra fria, contribuindo por exemplo no projeto da bomba de Hidrogênio.

A programação do ENIAC era feita através de 6.000 chaves manuais. A cada novo cálculo, era preciso reprogramar várias destas chaves. Isso sem falar no resultado, que era dado de forma binária através de um conjunto de luzes.
Outro grave problema era o consumo elétrico: um PC típico atual, com um monitor LCD, consome cerca de 100 watts de energia, enquanto o ENIAC consumia incríveis 200 kilowatts.

Construir esse monstro custou ao exército Americano 468.000 dólares da época, que correspondem a pouco mais de US$ 10 milhões em valores corrigidos.


Saiba Mais: Link para documentário sobre Eniac - http://www.youtube.com/watch?v=6X2B8Z_DCo0

0 comentários: